segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

PEÇA TEATRAL: UMA PACIENTE ESPECIAL


PEÇA TEATRAL: UMA PACIENTE ESPECIAL
(Jaqueline Marli da Costa)
            Era uma vez um lugar magnífico chamado Universo. Era um lugar fabuloso, cheio de astros e estrelas radiantes e maravilhosas.
            Lá viviam os planetas, que eram governados pelo rei SOL e pela rainha LUA.
           Eles eram sempre visitados todos os dias pelo rei Sol de dia,( entra o Sol) e pela rainha Lua à noite,( entra a lua) tornando seus arredores ainda mais bonitos.
           O rei Sol fazia uma visitinha rotineira aos planetas e sempre vinha conversar com  um, que era especial: a TERRA.
        Ela vinha ao seu encontro sempre de braços abertos, pois adorava seu rei, que era muito bondoso. Sempre que ele vinha, presenteava-a com lindos raios calorosos, iluminava-a, deixando transparecer toda a sua beleza. Dava vida a todas as espécies que ali viviam. Por ser tão lindo e especial, o planeta Terra era o seu favorito. Nenhum outro planeta era habitado por lindas criaturas.
           E assim era a rotina do rei Sol. Buscava vida onde fosse possível encontrá-la.
          Ficavam juntos o dia todo, (ela sempre girando ao seu redor) e à noite, quando o Sol ia embora, vinha a rainha da noite, com sua veste prateada: a maravilhosa Lua. Sempre vinha acompanhada de suas daminhas de companhia, as estrelinhas. Toda iluminada, abraçava sua amiga Terra que também a recebia com muito esmero. Com a sua companhia todas as criaturas da Terra se acalmavam, dormiam e descansavam.
          Assim, a Terra nunca sentia solidão, e estava sempre muito feliz.
          Certo dia, quando a Lua e as estrelinhas vieram visitar a Terra, notaram que ela estava com uma aparência triste, pálida e abatida. Estava muito mal. Seus amigos ficaram muito preocupados. A Terra adoeceu!

( LUA)  __ Amiga Terra, estou achando você muito abatida! O que você está sentindo?
(TERRA) __ Querida Lua, estou me sentindo muito mal! Acho que estou com febre, sinto muito enjôo, dores terríveis! Sinto a pele queimar por fora e por dentro. Estou tonta e com tremores diariamente!
(ESTRELA DALVA )  __ Meu Deus, então é muito grave! Vamos chamar o doutor Mercúrio, dona  Lua. Ele é um médico muito bom e  poderá ajudá – la.
      Saíram à procura do doutor Mercúrio, até que o encontraram bem perto da Via Láctea. Chamaram-no, contaram-lhe tudo o que a Terra estava sentindo.  Ele chamou suas assistentes as estrelas, que sempre o acompanhavam na sua jornada de trabalho. Examinou a paciente, tirou-lhe a temperatura mediu a pressão, esperou um pouco e constatou que estava com uma febre muito alta.
(DOUTOR ) __Terra, você tem muita febre! Precisa de medicamentos, mas antes,vou pedir-lhe que faça esses exames amanhã, sem falta.
            Enquanto a Terra fazia seus exames...
( Entra a mãe natureza e fala a poesia Eco lógico e as crianças fazem o eco)        
“Eco lógico”
Se aos pássaros perguntares.
Quem polui os nossos ares,
onde os pulmões se consomem,
o eco, lógico, responde:
... Homem... Homem... Homem...       

E o húmus de nosso chão,
que resta pro nosso pão
logo após uma queimada?
O eco, lógico, responde:
... Quase nada... Quase nada...

O que era o Saara?
A Amazônia o que será?
Um futuro muito incerto?
O eco, lógico, responde:
... Só deserto... Só deserto...

O que resta, desmatando,
o que sobra, devastando,
ao homem depredador?
O eco, lógico, responde:
... Só a dor... A dor... A do

Que precisa a natureza
pra manter sua beleza
e amainar a sua dor?
O eco, lógico, responde:
... Mais amor... Amor... Amor...
          
(NARRADOR)     À noite, depois dos exames prontos, veio novamente o doutor Mercúrio e as estrelas assistentes. Tirou sua pressão, verificou seus batimentos cardíacos, olhou novamente a temperatura e constatou:
 ( DOUTOR) __ Febre alta, quase convulsão. O que sente hoje, dona Terra?
(TERRA) __ Estou com náuseas, dores terríveis, minha pele está ressecada, tenho feridas por todo o corpo e espirro sem parar.
(DOUTOR) __ Deixe-me ver seus exames. Puxa, dona Terra você só podia mesmo ficar tão mal. Vejo que em seus rios, há muita poluição. Estão jogando muito entulho em suas águas e por isso em suas veias não corre esse líquido puro, mas sim, um líquido nojento, barrento e sujo. É isso que lhe causa enjôos e vômitos.
(ESTRELA 1) __ É por isso que você está com problemas respiratórios, vejo em seu raio X que há uma grande nuvem de poeira e gases altamente tóxicos e fumaças venenosas, que lhe dão alergia, fazendo-a espirrar o tempo todo __ disse a estrela assistente, olhando o raio X da Terra.
(ESTRELA 2) __ Veja, como sua pele está machucada! Em seu exame nota-se que suas árvores, que deveriam protegê-la, foram cortadas, arrancadas, deixando-a a mercê das altas temperaturas, que a estão deixando com tanta febre, trêmula, com a pele ressecada, secando seu líquido precioso e vital.
( DOUTOR) __ Vamos pesá-la e medí-la ... Santo Deus está inchada, por isso não consegue girar!
(NARRADOR)     Depois de tanto diagnóstico... o doutor Mercúrio e as estrelas ficaram pensativos andando de um lado para o outro, tentando encontrar uma solução e discutindo uma boa receita para acabar com os problemas da Terra. Resolveram então escrever um bilhete para o Sol e prescrever a receita para a cura dela.                                                                     ( Enquanto isso passar um pedaço da  música Planeta Azul, de Chitãozinho e Xororó).
            Deixaram a receita para o Sol e foram embora preocupados.
No dia seguinte, mal despertou, o rei Sol encontrou o bilhete que dizia:
Amigo Sol,
       Nossa amiga Terra encontra-se muito doente. Pedimos que vossa majestade convoques os “homens” que a povoam para determinar que providenciem os remédios prescritos na receita, para curá-la com urgência.
                   Ass.        Doutor Mercúrio                                      
            Preocupado com sua amiga Terra, saiu pelas redondezas e convocou todos os homens e mulheres que habitam o Planeta Terra.   Leu a seguinte receita, prescrita pelo doutor Mercúrio:
Senhores e senhoras, nossa amiga Terra está muito doente. Por isso, preciso que providenciem os seguintes remédios para curá-la com urgência:
Para curar seus enjôos e o mal-estar, limpem os rios, riachos, lagos e lagoas, plantem árvores ao redor das nascentes dos rios, para que não sequem e circulem limpos pelas veias da Terra, hidratando-a e revitalizando-a;
Para curar a dificuldade respiratória dela, coloquem filtros nas chaminés de suas fábricas, nos carros, diminuam a circulação de muitos carros de uma só vez, evitem usar aerosóis e venenos em excesso nas plantações, não acumulem lixo, nem os queime, para evitar que soltem gases poluidores em sua camada protetora de ozônio.
Para curar as ferida de sua pele, façam o seguinte:     _ Plantem muitas árvores por todo o seu solo para que ela tenha muita sombra, não arranquem nem queimem as poucas árvores que ainda restam, não façam queimadas exageradas, evitem que seus rios sequem.
Para curar o coração da Terra, que está muito inchado, provocando tremores, e outras catástrofes, dêem a ela muitas doses de carinho, abracem-na, cuidem de seu bem-estar, eduquem seus filhos para que não a poluam jogando lixo nos lugares em que estiverem. Cuidem de sua casa, de seus quintais pois ela também faz parte do planeta.
Assim mesmo que demore um pouco, ela ficará boa. Seu clima vai melhorar, suas geleiras vão parar de derreter, a camada de Ozônio vai se fortalecer e as pessoas, os animais e as plantas estarão livres da extinção.
E assim as pessoas acordaram para os acontecimentos e resolveram raciocinar. Plantaram sementes e muita mudas de árvores, usaram a água sem desperdício, limparam o meio ambiente e os rios, aprenderam a cuidar da Terra. As crianças  cercaram-na com muito carinho ...


( Música) :
               Criança, criancinha                     
         Vamos todos preservar             
         O planeta minha gente             
         Vamos todos ajudar
         Salve, salve a natureza
         Dê a ela muito amor
         Cuide bem da nossa Terra
         Pra que tenha vida e cor
            E a Terra ficou tão bonita que nasceram em seu chão muitas  flores e todas as sementes plantadas brotaram. Muitos animais se  salvaram da extinção... E a Terra teve salvação... A humanidade  e todas as espécies estavam salvos da extinção.




Nenhum comentário:

Postar um comentário