quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

A lagartinha verde


A lagartinha verde
Jaqueline Marli da Costa
Imagem relacionada
                                           
         Era uma vez um lugarzinho muito bonito, onde havia muitos bichinhos : coelhos, esquilos, joaninhas, formiguinhas, besouros, grilos, abelhas,  sapos,  passarinhos, e outros bichinhos. Eles viviam felizes, adoravam brincar e  eram muito amigos.        
         Um dia o coelhinho Joca chamou seus amigos para brincar perto do riacho, de esconde-esconde.
         __ Oba, vamos brincar pessoal! _ disse a joaninha Kaká.
         __ Eu canto os números e vocês se escondem! – disse o grilo Pula-pula.  
         E começaram a brincadeira. Enquanto o grilo cantava os números, todos correram  para se esconder.
         __ Um, dois, três, quatro, para o pato.  Cinco, seis, sete, oito, pra comer um biscoito. Nove, dez... Prontos ou não, lá vou eu outra vez!
         Cada bicho se escondeu em um lugar diferente. O coelho Joca, se escondeu atrás de uma moita de capim. E ficou bem quietinho.
         De repente, começou a ouvir, alguma coisa. Espichou suas compridas orelhas, para ouvir melhor. Parecia que alguém estava chorando baixinho. Tão baixinho que ele mal conseguia ouvir. Então começou a procurar. Procura daqui, procura dali, nada. Então chamou seus amigos e disse:
         __ Pessoal, enquanto estava escondido atrás da moita de capim eu escutei alguma coisa estranha, parecia que tinha alguém chorando. Mas procurei e não encontrei ninguém. Vocês podem me ajudar a ver o que é?
         __ Claro que sim! Vamos todos ajudar! – disse a joaninha.
         E saíram todos a procurar. Procuram daqui, procuram dali... Até que de repente, Joca observa debaixo de uma folha de açucena um bichinho diferente. Era uma lagartinha verde, que tinha os olhinhos inchados de tanto chorar. Ele ficou preocupado e quis saber quem era aquela coisinha estranha parada ali chorando.
         __ Olá! Você está chorando por quê? – perguntou.
         A lagartinha ergueu o olhinhos inchados de tanto chorar e não quis conversar. Estava com medo.
         __ Pode me dizer, quem é você? Posso ajudá-la em alguma coisa?
         Neste momento, chegaram seus amiguinhos e curiosos, queriam saber quem era ela.
         Depois de um tempo, e de toda aquela insistência que perturbava  a  tímida lagartinha verde  , ela  resolveu conversar:
         __ Eu sou a lagartinha verde.
         __ Ah, que nojenta! Você é bem gosmenta hem!  _falou a minhoca marrom.
         __ Por que você estava chorando? _quis saber o coelho.
         __ É que eu me sinto tão sozinha! Minhas irmãs mais velhas saíram para comer folhinhas e eu nem percebi e não voltaram mais até agora, e eu fiquei sozinha, sem ninguém para ficar comigo! Não tenho amigos, porque todos zombam de mim dizendo: “Olha a lagarta chorona e gorducha! Olha a lagarta nojenta  feia”! Por isso, estou triste, ninguém gosta de brincar comigo!
         __ Mas você é mesmo feia, gordinha e nojenta, com essa pele mole né? _disse a minhoca outra vez.
         Os bichinhos olharam feio para a minhoca, que sem graça pediu desculpas. E  Joca disse:
         __ Não precisa mais chorar! Aqui você terá muitos amigos para brincar. Nós não vamos zombar de você. Cada um tem seu jeito de ser. É isso o que importa! Você sendo verdinha é muito charmosa!
         __ Quer brincar conosco? – chamou a formiguinha.
         __ Ah, não! Se essa coisa feia for brincar conosco eu não brinco mais. _ disse a minhoca outra vez.
         __ Então você pode ir saindo de fininho que aqui conosco você não fica mais. _disse o grilo.
         A minhoca saiu e foi embora cheia de ciúmes. E todos voltaram a olhar a lagarta verde.
         __ De que vocês estão brincando?
         __ De esconde- esconde. – disse o grilo Pula-pula.
         __ Que legal! Adoro brincar! Estou precisando mesmo me distrair !
         E foram brincar na beira do riacho, de esconde-esconde e outras brincadeiras também. Eles ensinaram a lagartinha verde brincar e ela os ensinou algumas brincadeiras também.
         Brincaram a tarde toda. Depois  se despediram  e foram para casa.
         Verdinha estava tão feliz, com os novos amiguinhos que ganhou! Acho que foi a primeira vez que ela teria ficado tão feliz! Mas  ela não tinha casa. Então, sem perceber fez um casulo e adormeceu lá dentro. Ali, sonhava, se descansava e dormia feliz da vida.
         No outro dia, os animaizinhos saíram para brincar outra vez.
Mas não encontraram a lagartinha verde.
         __ Onde será que Verdinha está? – perguntou Joca, preocupado.
         __ Não a vimos hoje ainda. – disse a abelha.
         __ Será que ficou com raiva de alguma coisa e foi embora? – quis saber o grilo.
         E procuraram por todos os lados por vários dias. perguntaram os outros bichos do outro lado do rio, mas nada. Não encontraram nem vestígios dela. Ficaram desanimados e chateados, pois ela era muito legal.
         E assim se passaram vários dias e eles continuaram brincando, mas sempre se lembravam da amiguinha verde.
         Certa manhã, quando estavam brincando, Joca avistou uma coisa estranha debaixo da folha de uma árvore. Ficou curioso para saber o que era. Chamou seus amigos e ficaram  ali observando por um tempo.
         __O que é aquilo lá na folha? – perguntou o grilo.
         Ninguém soube dizer. Foram observando, todos os dias.
         Um belo dia, quando estavam brincando, notaram que a coisa debaixo da folha estava se mexendo e de repente, se abrindo. Saiu de dentro dela, uma linda borboleta amarela, que espichou suas asas e saiu voando. Era tão linda, que os bichinhos ficaram encantados. Quiseram saber quem era ela:
         __ Ei! Quem é você com essas asas tão amarelas e lindas?
         A borboletinha amarela deu um lindo sorriso, que a deixou ainda mais  simpática e bela, chegou perto da água cristalina do riacho e não se conteve de emoção, ao ver seu reflexo. Não acreditava no que estava vendo. Tinha se transformado na mais linda das borboletas, Então ela  disse:
         __ Não se lembram de mim amiguinhos? - rsrsrs
         Todos sacudiram a cabeça, dizendo que não. Então a borboleta disse:
         __ Não me reconhecem?  Ah, já se esqueceram de mim!
       
        E eles sacudiram as cabeças dizendo  que não.
        __ Você não me é estranha! - disse a formiguinha.
        E ela então resolveu falar depois de abrir suas lindas asinhas amarelas:
       __ Sou eu, a lagartinha verde! Quer dizer... Agora não sou mais verde não né?
        __ Nossa!!!!! – Exclamaram todos em coro ao ouvirem isso.
        __Mas o que aconteceu com você? Está tão... linda!
       Dona coruja, muito sábia, que estava por ali, pousada no galho da árvore, resolveu explicar:
         __ Eu sei o que aconteceu. Verdinha era um ovinho amarelinho, que sua mãe depositou na folha. Ao sair, do ovo, virou uma lagartinha que ficou verde por ser muito comilona. Comia folhas verdes o dia todo, até ficar bem gorda. Depois teve que se envolver em um casulo que ela mesma construiu para se abrigar e se proteger do frio, da chuva, do calor e dos outros bichos. Ficou ali adormecida por muitos dias, até que despertou e saiu da casca. Mas já havia se transformado em uma linda borboleta. Isso se chama metamorfose. Metamorfose é transformação. Por isso, vocês não a reconheceram.
         __ Nossa, verdinha, você era chamada de feia, gorducha, mas se transformou na mais linha das criaturas deste lugar. Bem vinda ao nosso lugar! Como vamos te chamar agora, que já não é mais verde?
         __ Podemos escolher um lindo nome para você. Que tal fazer uma votação?
         __ Uau! Boa ideia! Então vamos à escolha dos nomes. Vocês dizem alguns e eu descido se gosto ou não ok?
         E assim, começaram a escolher os nomes para ela. Cada um dizia o que mais gostava e ela ficava pensando. Até que escolheu um:
         __ Vanessa. Eu escolho Vanessa!
         __ Obrigada amigos! Estou muito feliz que tenham gostado de mim, sem rir de minha aparência. Vamos ser amigos para sempre! Amo vocês!
          E foram brincar o dia todo... Até se cansarem e dormirem outra vez. E a borboleta amarela se despediu e foi voar com as outras borboletas amarelas e de outras cores que viu por ali. Esta é a história da lagartinha verde que era feia e triste e se transformou na mais linda e feliz  borboleta.
                                                               
                                               Imagem relacionada

Nenhum comentário:

Postar um comentário